segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Manufactura de Tapeçarias de Portalegre





 Visitei a exposição "A Arte da Tapeçaria - Tradição e Modernidade" , na Galeria de Arte do SESI,  no Prédio da Fiesp ( Av. Paulista, 1313 ) e descobri um mundo encantador de parceria entre o artista, o desenhista e as tecedeiras.

No interior de Portugal, mais precisamente em Portalegre, no Alentejo, foi fundada em 1.946  a Manufactura de Portalegre, a tapeçaria de Portalegre com sua técnica de tecelagem própria produz obras de arte únicas, junção da criatividade dos artistas convidados para o desafio desta técnica, que produzem imagens originais, que serão ampliadas pelo desenho técnico e a pericia das tecedeiras, que transformam com rigor o desenho orignal na obra final tecida numa escala muito maior. A obra finaliza com o artista convidado reconhecendo e assinando a tapeçaria como sua obra.




A exposição apresenta 48 trabalhos de diversos artistas, entre eles, Burle Marx (imagem acima), Almada Negreiros, Vieira da Silva, Álvaro Siza, Júlio Pomar, Le Corbusier ( imagem abaixo), etc.


Dois artistas contemporâneos chamam atenção: a portuguesa Joana Vasconcelos e o brasileiro Vik Muniz. Joana produziu "Ave do Paraíso" uma releitura de um símbolo de Portugal, o Galo de Barcelos.


Vik fez um percurso transgressor, um processo inverso do tradicional, com base em uma pequena peça de tapeçaria ( de 25 cm x 20 cm )  produziu uma imagem dessa tapeçaria e ampliou para 250cm x 176 cm recuperando com isso toda a volumetria, textura e a trama dos fios tecidos em Portalegre.



Vale a pena ir à Galeria do SESI na Fiesp, a exposição permanece aberta até 10/03/2013 e a entrada é gratuita.