sábado, 27 de julho de 2013

O Olho de Niemeyer, em Curitiba, mostra a maciez de Leda Catunda


Niemeyer deixou sua marca genial em Curitiba, o "Olho", o prédio do Museu Oscar Niemeyer, o edifício tem três pavimentos e um anexo fantástico que nomina toda a obra. O projeto foi realizado em 1967, na década de 70 foi inaugurado com funções administrativas e no início do século XXI foi construído o "Olho" e virou um museu de arte contemporânea.

Nesta minha passagem por Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer - MON apresentava uma exposição que fez muito sucesso no Centro Cultura Banco do Brasil, em São Paulo, do holandês Escher. A exposição conta 85 obras desse mago da ilusão de ótica, que de forma lúdica brinca com a percepção do público, utilizando-se de uma série de efeito óticos e espelhamentos.


O meu maior prazer aconteceu com a exposição de Leda Catunda, que apresenta 18 pinturas recentes. Leda expoente paulistana da "Geração  80" coloca sua conhecida "poética da maciez" para trabalhar tendo como tema o mundo esportivo. Intervenções em camisas de futebol, de esportes radicais e até uma bela  homenagem para o seu time de coração: o Santos.


É redundante mas extremamente verdadeiro dizer que  Leda Catunda produz uma obra que é para olhar com as mãos, sentir a maciez de suas texturas, de sua criatividade.




terça-feira, 16 de julho de 2013

Lucian Freud - O incômodo da arte


O tradicional julho de férias faz com que São Paulo oferte uma diversidade de atrações culturais, isso não é diferente no circuito de artes plásticas da cidade, várias exposições são abertas  neste período. O Masp reservou para essa data a primeira exposição de Lucian Freud no Brasil, são 6 pinturas, 44 gravuras além de 28 fotografias de David Dawson  sobre Lucian.


Lucian Freud é alemão, nascido em Berlim, mas fugindo do nazismo foi para Londres e foi lá que fez sua formação e carreira. O figurativismo que foi aniquilado pela abstracionismo ressurge em sua obra com todos os detalhes interiores e exteriores. Veja o quadro acima, "Jovem com rosas" em que o espinhos estão quase com o mesmo destaque que a rosa.


Lucian Freud registrava o "barro humano", como  ele mesmo dizia " retrato as pessoas não pelo que elas parecem ser , e não tanto apesar do modo como se parecem, mas do modo como elas soem ser".


Obsessivo com seus modelos chegava a insanidade, a museóloga Ria Kirby posou para ele fazer uma tela por 16 meses, sete noites por semana, cinco horas por dia. Nesse enlouquecido processo de trabalho revelava em suas obras os segredos de seus modelos, os segredos do envelhecimento, da feiura, segundo um modelo de Freud " ele revelava todas as imperfeições e degenerações que eu imaginava estar escondendo do mundo".

Até a Rainha Elizabeth foi objeto dos pincéis de Lucian Freud, que não leva esse sobrenome por acaso, é neto de Sigmund Freud, e herdou dele esse olhar para dentro do ser, revelando o que estava escondido.

Lucian Freud - Corpos e Rostos
Masp
até o dia 13/10/13
as terças-feiras a entrada é gratuita.

domingo, 7 de julho de 2013

Arquitetura brasileira vista por grandes fotógrafos



Domingão ensolarado e seco em São Paulo, dia de andar e vivenciar o que está cidade tem de melhor: sua diversidade e infinidade de eventos. Depois de saciar a gula na Feira Gastronômica O Mercado, que estava no Mercado de Pinheiros,  o destino seguinte foi o Instituto Tomie Ohtake.

O Tomie está com 4 exposições em cartaz, duas de fotografias: "Arquitetura brasileira vista por grandes fotografos" e "BES Photo 2013".


Ícones da arquitetura brasileira, do século XX ,registrada por 27 fotógrafos, as lentes de Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas, Bob Wolfenson, Nelson Kon entre outros revelam 18 projetos que tiveram grande influência no país e  no mundo.


Uma sala da exposição e totalmente dedicada a escadas e rampas, verdadeiros desafios para os arquitetos são documentados em toda sua devastadora beleza pelos fotógrafos.


"Essa exposição é dedicada aos fotógrafos que nos ajudam a descobrir, apreciar e eventualmente amar a arquitetura, e ao público que, cada vez mais, tem demonstrado identificar a fotografia e a arquitetura como duas manifestações artísticas mais marcantes do século XXI"
André Corrêa do Lago - Curador da exposição.


A exposição está em cartaz no Tomie Ohtake até o dia 21/07/2013, vale a pena!