sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Fundação Iberê Camargo uma obra fascinante de Siza Vieira


Siza Vieira é um expoente da arquitetura contemporânea portuguesa, a cidade do Porto tem várias de suas obras, uma das mais marcantes é o Museu de Serralves, aqui no Brasil ele deixou sua marca em Porto Alegre, o prédio da Fundação Iberê Camargo é de sua autoria. A Fundação é o museu de arte contemporânea de Porto Alegre, é onde a arte pulsa  no sul do Brasil.

As margens do Guaíba, longe do centro de Porto Alegre, sua arquitetura impacta, os corredores de acesso entre os andares, tem janelas que além de ter um importante papel de iluminação, viram verdadeiras telas da orla do Guaíba.


 Curvas sedutoras conectam os 3 andares do edifício da Fundação Iberê Camargo


Na minha recente visita a Fundação estavam em cartaz três exposições: "O Carretel - meu personagem" que revelava a importância da temática do carretel na obra de Iberê Camargo;  "A pintura é que é isto"  que revela toda a riqueza do cromatismo de Paulo Pasta e a surpreendente "Gramática Intuitiva" de Elida Tessler.


Elida cria um jogo com a linguagem, dialogando com a relação entre visível e o dizível, entre a linguagem e a imagem.
Brinca com clássicos da literatura como em "O homem sem qualidades caça palavras" onde no jogo de caça palavras busca pedaços de textos do "O Homem sem Qualidade" do austríaco Robert Musil.
Elida Tessler é professora da UFRS  e com sua obra de conteúdo altamente provocador e reflexivo merece maior reconhecimento no cenário da arte contemporânea brasileira.