sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vieira da Silva e a Revolução dos Cravos


Nesta semana que comemorou-se 39 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal, tive acesso por acaso a dois trabalhos de Maria Helena Vieira da Silva, publicados pela loja retrô lusitana "A Vida Portuguesa" : Poesia esta na Rua I e II.

Pouco conhecida no Brasil, Vieira da Silva viveu no Rio de Janeiro  na década de 40 fugindo dos horrores da guerra e do fascimo de Hitler e Salazar.


No período que morou no RJ sua arte abstrata ficou sem decodificação para o Brasil dos anos 40, o modernismo brasileiro nas artes plásticas era figurativista e extremamente nacionalista, a novidade produzida pela arte de Vieira da Silva só aportaria por aqui nos anos 50.

Relacionou-se com escritores brasileiro, principalmente Cecília Meireles e Murilo Mendes e a principal marca de sua passagem pelo Brasil foi um imenso painel de azulejos na Universidade Rural do Rio de Janeiro.

Em 2007 o MAM SP organizou uma bela exposição que resgatou a passagem de Vieira da Silva pelo Brasil, com mais de 120 obras a exposição teve curadoria de Nelson Aguilar.


Para descobrir mais o mundo da pintora Vieira da Silva acesse o link da Fundação Arpad  Szenes - Vieira da Silva:

http://fasvs.pt/