terça-feira, 16 de julho de 2013

Lucian Freud - O incômodo da arte


O tradicional julho de férias faz com que São Paulo oferte uma diversidade de atrações culturais, isso não é diferente no circuito de artes plásticas da cidade, várias exposições são abertas  neste período. O Masp reservou para essa data a primeira exposição de Lucian Freud no Brasil, são 6 pinturas, 44 gravuras além de 28 fotografias de David Dawson  sobre Lucian.


Lucian Freud é alemão, nascido em Berlim, mas fugindo do nazismo foi para Londres e foi lá que fez sua formação e carreira. O figurativismo que foi aniquilado pela abstracionismo ressurge em sua obra com todos os detalhes interiores e exteriores. Veja o quadro acima, "Jovem com rosas" em que o espinhos estão quase com o mesmo destaque que a rosa.


Lucian Freud registrava o "barro humano", como  ele mesmo dizia " retrato as pessoas não pelo que elas parecem ser , e não tanto apesar do modo como se parecem, mas do modo como elas soem ser".


Obsessivo com seus modelos chegava a insanidade, a museóloga Ria Kirby posou para ele fazer uma tela por 16 meses, sete noites por semana, cinco horas por dia. Nesse enlouquecido processo de trabalho revelava em suas obras os segredos de seus modelos, os segredos do envelhecimento, da feiura, segundo um modelo de Freud " ele revelava todas as imperfeições e degenerações que eu imaginava estar escondendo do mundo".

Até a Rainha Elizabeth foi objeto dos pincéis de Lucian Freud, que não leva esse sobrenome por acaso, é neto de Sigmund Freud, e herdou dele esse olhar para dentro do ser, revelando o que estava escondido.

Lucian Freud - Corpos e Rostos
Masp
até o dia 13/10/13
as terças-feiras a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário