sábado, 29 de março de 2014

Joana Vasconcelos em São Paulo - Casarão


Joana Vasconcelos,  a mais midiática artista contemporânea portuguesa, estará expondo em São Paulo. Nos últimos anos Joana tem realizado exposições com muita repercussão. Participou da última Bienal de Veneza com "Trafaria Praia", onde adaptou um cancelheiro ( embarcação que faz a travessia no Tejo - Lisboa / Almada ) como um Pavilhão Flutuante, na parte externa uma mural de azulejos, no convés várias obras utilizando como base têxteis e luz.


Anterior a participação em Veneza, tinha em 2012 obtido grande repercussão de ser a primeira mulher a expor no Palácio de Versailles. Lá nos salões do palácio, sob peso histórico dos ecos dos passos de Maria Antonieta , Joana colocou Marilyn uma obra formada por panelas e suas tampas, delirante:


Em São Paulo a partir do dia 31/03, na Casa Triângulo, teremos a inspiração das telenovelas brasileiras, obras como "Casarão", "Água Viva', "Medusa" "Cravo e Canela' remetem a teledramurgia brasileira, muito consumida em terras lusitanas. Obras que tem como  referência a faiança de Rafael Bordalo Pinheiro e muito crochê. Pelas imagens de divulgação percebo um grande diálogo não só com Bordalo Pinheiro, mas com a poética da maciez da paulistana Leda Catunda e o movimento Yarn Bombing, que realiza intervenções urbanas com tricô e crochê, uma espécie de guerrilha da malha no street art.


Joana Vasconcelos - Casarão
De 31/03/2014 até 10/05/2014
Casa Triângulo
Rua Pais de Araújo, 77 - São Paulo

 http://www.joanavasconcelos.com/

http://www.casatriangulo.com/pt/exposicao/2014/163/1/

segunda-feira, 10 de março de 2014

Fotolabor - Werner Haberkorn na Caixa Cultural - Cenas das Artes no Centro de SP III


 

Continuando o roteiro pela região do centro de São Paulo estive na Caixa Cultural na Praça da Sé.

Existem 4 exposições em cartaz no momento,  com destaque para o catalão Miró. O tema desse post é a mostra de fotos da empresa Fotolabor.




A Fotolabor foi criada nos anos 40 do século passado,  seu acervo mostra o processo de transformação de São Paulo entre o período de 40 / 60.


Especializou-se em produzir cartões postais desse universo urbano mutante e produzir imagens para o mercado publicitário


O trabalho do alemão Werner Haberkorn dentro da Fotolabor em documentar a cidade é de uma beleza singela. Alimento fino para a alma dos paulistanos.


Werner Haberkorn e a Fotolabor
Caixa Cultural
Praça da Sé, 111
Até o dia 20/04/2014



quinta-feira, 6 de março de 2014

Visões na Coleção Ludwig - CCBB-SP - Cenas das Artes no Centro de SP II









Continuando a conferir as exposições no centro de São Paulo fui até o Centro Cultural Banco do Brasil onde está em cartaz "Visões na Coleção Ludwig".


Peter e Irene Ludwig são alemães e possuem um interessante acervo de arte contemporânea.  As obras estão distribuídas em 14 museus pelo mundo, as 80 obras em cartaz são do Museo Russo de São Petersburgo.


Oportunidade de ver obras de Andy Warhol, Roy Liechtenstein,  Jean Michel Basquiat, Picasso entre outros. A mostra conta com obras que representam a Pop Art e o Neo-Expressionismo. 


"Teia emaranhada que permite vislumbrar as linhas que se cruzam de um artista ao outro" diz o catálogo,  eu adorei a intervenção feita nos elevadores do CCBB onde todas as portas estão adesivadas com a imagem de obras ( hehehe )


 
Visões na Coleção Ludwig
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112
Até 21/04/2014