sábado, 23 de junho de 2012

Biriba


"Fascinar quer dizer enfeitiçar, magnetizar, encantar; igualmente, enganar."  Octavio Paz

Sou um sublimador nato, quanto mais pressionado pelo dia a dia, busco fugas para tornar menos estafante a rotina. Estimulado pelo Márcio Costa, do blog Justa Palavra, e Beatriz Ferreira, do blog Monster High Mania,  comecei a planejar um blog próprio. Primeiro como uma brincadeira no meu perfil do Facebook de publicar algumas imagens de arte contemporânea que me fascinam, depois amadurecendo que essas imagens poderiam virar postagens, com algum tipo de reflexão, nada tipo crítica de arte e sim uma tentativa de juntar algumas palavras sobre a fascinação que a imagem desperta.

Beatriz  ofereceu para cuidar do visual do blog e cobrava o nome, para que ela pudesse trabalhar. Como nominar um blog, que dificuldade! Lembro que para escolher o nome da minha filha foi difícil, a  mãe queria Barbara, eu propunha Letícia. Depois de muitas conversas e de familiares tentando palpitar onde não eram convidados, surgiu o consenso de Beatriz.

Agora era uma escolha solitária, só eu  e minhas neuroses, minhas idéias, minhas fantasias, meus medos, minhas cobranças internas. E justo ela, Beatriz que a cada dia que passava me pressionava, "como é já escolheu o nome?", "quando vai começar a postar no seu blog?".

A idéia do conteúdo do blog eu já tinha, mas o nome não surgia....Até  o conteúdo da primeira postagem eu já tinha em mente postar a imagem da obra Biriba, de Leda Catunda e comentar um pouco sobre.

Leda Catunda é paulistana como eu, se destacou nos anos 80, na chamada Geração 80 e constitui sua obra com uma característica que me fascina, pegar objetos de uso comum e transformá-los em outros símbolos. Cobertores, almofadas, cortinas e tantas outras coisas serviram de base para fazer essa arte autodenominada de "poética da maciez". Maciez refere-se ao mundo tátil, do pegar, do tocar, do sentir algo confortável. A obra da Leda Catunda é para "olhar pegando", a imagem do macio.

Escolhi Biriba como ilustração dessa primeira postagem por dois motivos: estamos em junho época que todas crianças adoram jogar suas biribas no chão para fazer aquele estalo gostoso, aquela sonoridade dos arraiais juninos e porque também é uma das formas carinhosas que eu chamo a Beatriz.

O texto ficou longo, deixo para próxima postagem a história de como surgiu a idéia de chamar o blog de "Os filhos do Barro", agora que destravou a primeira postagem acredito que a próxima será breve.

PS - Biriba é uma tela de Leda Catunda de 2004, Beatriz nasceu em 2002.


2 comentários:

  1. Parabéns amigo João, mais um para esse time de adoradores de arte e literatura, vamos exercitar e brincar de escrever, deixa rolar....estou vendo que vou cutir muito suas histórias, ainda mais se forem como essa....parabéns....muito bom seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Márcio pelo estimulo para essas "bobagens públicas", no nosso almoço de quinta quero mais dicas sobre essa vida de blogueiro. Abraço

      Excluir