domingo, 24 de junho de 2012

O homem de Nápoles

Seu Frederico definia-se como um baiano de Nápoles, era orgulhoso de sua origem na terra da pizza, no sul da Itália.Como todo italiano passava da euforia a depressão em minutos. Suas paixões: os cães, a política e  o Napoli, seu time da Campânia.
Seu Frederico foi militante do Partido Comunista Italiano, tinha lutado contra o facismo na Itália, antes de mudar-se para o Brasil, empolgava-se ao falar do eurocomunismo ( lembram? ) e com a mania de homenagear seus ídolos, batizou seu filhos de Antônio e Palmiro. Antônio Gramsci e Palmiro Togliatti foram dirigentes históricos do PCI e do combate ao facismo italiano.
Outro dia uma amiga carioca, que adotou sp, trombou com ele pelas ruas do Paraíso e ficou surpresa com os nomes dos seus cães: Fidel e Lênin. Fiquei sabendo do encontro fortuito por uma postagem dela no Facebook. Contei para ela alguns cães do seu Frederico que eu tinha conhecido: um pequinês chamado Mao Tse Tung, um pastor alemão que virou Karl Marx e uma charmosa cadela - Rosa Luxemburgo.
Como santo de casa não faz milagre, principalmente em casa de comunista, os filhos Antônio e Palmiro não herdaram as paixões do pai.
De política queriam distância, trabalham no mercado financeiro e acompanham o vai e vem da bolsa de valores com o mesmo ímpeto que seu Frederico acompanha a eleição de um sindicato.
No futebol trocaram o charmoso Napoli, de Careca, Maradona e tantos outros craques históricos pelo Milan da prepotente Lombardia.
Como nem tudo estava perdido, sobrou a paixão pelos cães que era compartilhada com Antônio e Palmiro. Todos os domingos encontram-se para o café da manhã na padaria da Sampaio Viana e caminham até o Ibirapuera acompanhados de Fidel, Lênin, Merkel e Berlusconi.

O Homem de Nápoles - Jean Michel Basquiat
Basquiat nasceu e morreu em  New York, filho de pai haitiano e mãe portoriquenha, viveu apenas 28 anos é produziu uma arte vibrante. Para alegria de seu Frederico o quadro "O Homem de Napóles" pertence ao acervo permanente do Museu Guggenheim de Bilbao, ou melhor, Bilbo em basco.
.

Um comentário:

  1. João que suas Bobagens continuem belas como essas que você publicou, parabéns camarada....

    ResponderExcluir