domingo, 21 de outubro de 2012

36 anos da Mostra de Cinema de SP



A segunda quinzena de outubro sempre causa um entusiasmo nos cinéfilos de sp é o período onde acontece a tão esperada Mostra de Cinema de SP. A deste ano será primeira que vai acontecer após a morte do seu criador Leon Cakoff.
Resolvi postar uma pequena memória de alguns filmes que assisti na Mostra.


"O Elemento do Crime" filme de Lars von Trier, primeiro filme que eu assisti desse polêmico e fantástico dinamarquês,  sai do filme com aquela sensação de ter visto uma coisa estranha mas interessante, aliás, a mesma sensação que eu tenho em  quase todos os filmes de von Trier.

O Sacrífio, de Andrei Tarkovski, nunca fui fã da filmografia de Tarkovski, aliás,  está em retrospectiva nesse ano, faz parte da minha seleção pelo lado afetivo, lembro da sessão no antigo Cine Metrópole, uma das sedes mais charmosas por onde a Mostra passou, o filme foi um sacríficio, pero, a companhia....hehehe.


Rosa Luxemburgo, de Margarethe von Trotta um lindo filme que retrata a líder comunista que com firmeza e sutileza enfrentou Lênin e o conservadorismo alemão pré República de Weimar e o Nazismo.



Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, o relato da Revolução dos Cravos, em Portugal, minha descoberta de Maria de Medeiros e da minha identidade lusitana.

Depois do Metrópole, um desses maravilhosos cinemas fora de shopping que foi fechado,  meu lugar predileto para assistir filmes da Mostra é a sala BNDES da Cinemateca, umas das salas mais belas de sp. Foi lá que eu assisti o ano passado "Os hipopótamos de Pablo Escobar" e que devo assistir alguma novidade nessa edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário